Tudo Sobre Fita de Borda para MDF

Antes de preparar a fita de borda, é preciso entender o que é mais importante no MDF, o lado mais claro ou mais escuro, especialmente para padrões amadeirados. Nós da Marisol Madeiras, loja especializada em marcenaria, queremos compartilhar com você os quatro processos importantes para a produção da fita de borda: Extrusão, Impressão, Corte e Acabamento.

No início, ainda na fábrica, a matéria-prima conhecida como resina de PVC, chega em pó. Em seguida, ela é misturada com aditivos para iniciar a fabricação. Esse procedimento é essencial para garantir a maioria das características da fita, como maciez, rigidez, quebradiça, refilada e destopada. A mistura é então inserida na extrusora, onde é derretida e homogeneizada na rosca, ocorrendo a plastificação. Em seguida, a mistura passa pelo flat die (Matriz) e, por fim, o laminado de PVC é calibrado na calandra.

Na etapa seguinte, aplicamos o primer na máquina de extrusão, o que faz toda a diferença no processo de colagem. O primer é aplicado no verso da fita de borda e é responsável por promover aderência ao PVC. Sem esse procedimento, a colagem da fita não seria possível por se tratar de uma superfície lisa.

Com a bobina de laminado pronta, passamos para a segunda etapa do processo: a impressão. Nesse processo os cilindros possuem perfurações responsáveis por transferir a tinta para o substrato. Isso significa que a tinta é transferida primeiro para o cilindro e depois para o laminado. Dependendo do desenho, esse processo pode ser feito por 1, 2 ou 3 cilindros.

Vale lembrar que os padrões como Branco, Preto e alguns outros unicolores já saem da máquina extrusora e vão diretamente para a refiladora. No entanto, para os padrões amadeirados ou padrões fantasia, por exemplo, ainda é necessário realizar a impressão.

Após o fabricante aprovar a fita produzida, ela é lançada no mercado. Para garantir que o tom da fita seja adequado, você pode posicioná-la atravessada no MDF e verificar se cria uma combinação uniforme.

Um dos grandes benefícios da Fita de Borda em PVC, disponível na Marisol Madeiras, é que ela não apresenta combustão. Além disso, nossas fitas são totalmente recicláveis e biodegradáveis, oferecendo ótima resistência e densidade.

Agora que você já conhece todas as etapas pelas quais a fita de borda passa até chegar ao seu lar, conte com a Marisol para fornecer os melhores produtos e soluções em marcenaria!

Marisol Madeiras