Dobradiças: Como escolher a correta?

Um item pequeno, mas essencial para a abertura e fechamento das portas, são as dobradiças. Responsáveis também pela sustentação das portas dos móveis horizontais e verticais, para que exista a articulação das portas do móvel.

Com o passar do tempo, a indústria moveleira desenvolveu dobradiças com mais qualidade, com movimentos mais leves para abrir e fechar, evitando manutenções e prejuízos da mobília. Além de adicionar mais uma função: manter a porta fechada.

Portanto, hoje existem vários tipos de dobradiças para atender a necessidade do móvel e obter a funcionalidade desejada. Veja a seguir dicas para escolher a dobradiça correta.

Conhecendo a Dobradiça

Conhecendo as dobradiças

As dobradiças mais tradicionais são de 26mm a 35mm, compostas por basicamente três partes: corpo, caneco e calço.

O caneco fica embutido nas portas, o corpo une o caneco e o calço, o calço é a parte que fica no móvel.

Dobradiça Caneco, Dobradiça de Pressão ou Dobradiça para Móveis

São o mesmo produto, de uso comum dentro na indústria moveleira. Sendo assim, indicada para portas com espessura a partir de 12mm, abrem e fecham a porta com praticidade, sustentando-a fechada e contribuindo para um bom desempenho de móveis como: gabinetes, armários, roupeiros, entre outros.

Veja a quantidade de dobradiças, conforme o tamanho da porta:

  • Duas dobradiças para porta entre 50cm e 100cm e com peso entre 4kg e 5kg ;
  • Três dobradiças para porta entre 150cm e 200cm e com peso entre 6kg e 9kg;
  • Quatro dobradiças para Porta entre 200cm e 250cm e com peso entre 13kg e 15kg;
  • Cinco dobradiças para Porta a partir de 250cm e com peso entre 18 e 22kg.

Tipos de Braço de Dobradiça

São 3 formatos diferentes: reta, curva e alta/super curvas.

  • Use as retas em portas sobrepostas a lateral do móvel. É comum em móveis mais simples, de duas portas e também em itens onde a fechadura estão para fora do móvel.
  • Já as curvas são ideais para portas parcialmente sobrepostas a lateral do móvel ou semi embutidos. Ou seja, são ideais para armários, balcões ou portas que se abrem ao meio.
  • Utilize as altas/super curvas em portas embutidas a lateral do móvel ou mudando o posicionamento das portas, para que não bata no topo.

Com Pistão ou Sem?

Pistões ou amortecedores evitam o desgaste do móvel, com um fechamento e abertura mais suaves, aumentando a durabilidade do item.

Dobradiça sem mola ou também conhecida como abertura automática, é indicada para portas de espessura de 12 a 18mm, onde o pulsador magnético vai permitir a abertura do móvel com apenas um toque, além de dispensar o uso de puxadores.

Sistemas de Dobradiça:

Clic

Clic é o sistema mais tradicional, que encaixa o corpo da dobradiça no calço sobre pressão, emitindo o som de clic, que permite o profissional a deixar o móvel pré-montado e finalizar no próprio ambiente final. Por isso, esse sistema está sendo cada vez mais utilizado em móveis planejados.

Slide On

Esse sistema desliza a dobradiça sobre o calço. A principal vantagem é o profissional poder instalar todas as dobradiças ao mesmo tempo e depois regular.

Calço Fixo

O calço é fixado no corpo da dobradiça. Para transporte, é necessário retirar a dobradiça inteira, não apenas soltar apenas o calço como nos modelos Slide On e Clic.

Fonte: Canal da Marcenaria
Marisol Madeiras