Como deixar os ambientes integrados?
Alguns pontos que irão ajudar na integração:
-
Menos paredes: a primeira coisa que deve ser considerada é a redução das paredes.
-
Cores: seguir uma paleta é uma dica importante para a harmonização dos ambientes. Explore cores complementares, análogas, complementares decompostas etc.
-
Circulação: priorize o espaço para uma boa circulação. É indispensável e ajuda a manter o ambiente mais arejado e dá a sensação de amplitude.
-
Piso e teto: procure usar o mesmo piso e o mesmo teto em todos os ambientes. Quando você muda um dos dois, dá a sensação de estar separado.
-
Móveis: use e abuse da multifuncionalidade. Móveis que se estendem entre um ambiente e outro são uma ótima pedida.
Onde a integração pode ser usada
Não existe regra. Os ambientes mais comuns onde aplicam a integração são: salas, cozinhas, sala de jantar e áreas externas. Porém, você pode optar pelo estilo dos lofts, onde há integração do quarto também, unindo todos os ambientes.
Integração só em ambientes pequenos?
Mas a nova ideia atingiu a maioria das pessoas, seja as que possuem espaços pequenos, seja as com espaços grandes. A diferença é que o ambiente grande, além de ser mais fácil planejar, ficará mais confortável para circulação. E até visualmente, o que no ambiente pequeno muitas vezes não se conseguirá com tanta facilidade. Porém, os ambientes pequenos integrados têm um toque de riqueza em detalhes, de ideias atingidas e expostas com mais evidência. Além de uma funcionalidade simples, o que não é percebido muitas vezes num ambiente mais amplo.
Benefícios dos ambientes integrados
Assim, entre a beleza estética que traz para o espaço, a integração de ambientes também proporciona alguns benefícios como: aproveitamento de maior iluminação natural, maior facilidade de circulação, amplitude, maior ventilação e mais praticidade e integração das pessoas que ali transitam.