Como aplicar a sustentabilidade na sua marcenaria

Sustentabilidade, ecologia, reciclagem. Essas palavras têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade, porém, ainda não são definitivamente usadas na prática.

Apesar de precisar de investimento, há em contrapartida a redução de custos, melhora da imagem e das vendas da empresa, fortalecimento tanto da marca quanto do produto, valorização na sociedade e no mercado, retorno publicitário em mídia espontânea.

Mas como aplicar a sustentabilidade na minha marcenaria?

A designer do Senai Arapongas, Andressa Suemi Iyda, explica que não faltam tecnologias e materiais para a aplicação de práticas sustentáveis. Como chapas certificadas, madeiras provenientes de reflorestamento, tintas e colas a base de água, embalagens recicláveis, entre outros materiais. Além disso, existem softwares e métodos digitais que dão o devido suporte a esse modelo de negócios.

“Podemos desfrutar de softwares para plano de corte com eficiência com o intuito de diminuir resíduos, softwares para plano de furação para maximizar a eficiência do equipamento e diminuir retrabalhos e trabalhos desnecessário, aprimorando a eficiência energética de todo o setor produtivo. Essas atitudes favorecem o marceneiro nos quesitos sustentáveis e econômicos, visto que ele irá reduzir custos de operação em todos os processos” frisa.

Segundo Andressa, do Senai Arapongas, assim como em todos os setores a sustentabilidade é a essência do futuro. Para ela, o ato de ser sustentável é muito mais que uma mera cordialidade, ser sustentável é ter a capacidade de produzir atendendo a geração atual, sem comprometer a geração futura. Pois o uso de matéria-prima certificada, energia renovável, reutilização de resíduos entre outros métodos sustentáveis é um benefício financeiro e, sobretudo, ambiental.

Visto isso, por que não começar com pequenos passos a tornar sua marcenaria mais sustentável?
 
Marisol Madeiras