A Iluminação passou a ser muito mais usada e trabalhada nos projetos, graças a grande variedade de produtos e a maior demanda, já que não é mais uma questão só de necessidade, e sim de estética também.
Para cada ambiente é possível trabalhar uma temperatura, cor e foco. Geralmente essas características são definidas de acordo com as ações que se realizam no ambiente. Em um escritório, por exemplo, é necessário que tenha uma luz que facilite a leitura e não canse a vista, possibilitando o trabalho por horas.
Veja a seguir algumas dicas de como escolher a melhor iluminação para cada cômodo:
LUZ PARA TRABALHO:
Para ambientes como cozinhas, lavanderias, churrasqueiras, escritórios que necessitam de iluminação mais forte e pontual, preferencialmente que não gere sombras nas áreas de trabalho.
LUZ INDIRETA:
Para ambientes como quartos, salas de estar, closets, lavabos, home-theater, escritórios que necessitam de iluminação indireta que se espalhe de forma controlada no ambiente, criando uma atmosfera de tranquilidade.
ILUMINAÇÃO PARA ARMÁRIO:
Para ambientes como quartos, closets, lavabos, roupeiros ou escritórios que necessitam de iluminação focada e facilite visualização em móveis fechados.
As regras são simples, permitindo ousar na estética e apostar em iluminações embutidas, tanto em móveis, quanto nas paredes, painéis etc.
Fonte: https://www.ideiasparaviver.com.br/dicas-para-projetos-de-iluminacao/